Após liderar as pesquisas de intenção de votos durante toda a campanha, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), foi reeleito no primeiro turno com mais de um milhão e meio de votos.

Em suas redes sociais, Flávio Dino comemorou a vitória e afirmou estar grato pela grande vitória que o povo do Maranhão deu nas urnas neste domingo. “O trabalho vai continuar para a mudança seguir em frente”, garantiu o governador.

O PCdoB no Maranhão também reelegeu o deputado federal, Rubens Jr, e elegeu o candidato Márcio Jerry a deputado federal.

A chapa de Flávio Dino também lançou os atuais deputados federais Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PPS) para as duas vagas ao Senado Federal. Ambos foram eleitos.

Devido ao sucesso de seu governo, Flávio Dino reuniu uma ampla coligação. A coligação Todos Pelo Maranhão contém 15 legendas: PCdoB, PDT, PP, PPS, PROS, PSB, PT, PTB, PR, PRB, DEM, PEN, PTC, Solidariedade e PPL.

Trajetória

Flávio Dino formou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em 1991, onde também se tornou mestre em direito constitucional. Entre 1994 e 2006, foi juiz federal, mas deixou sua magistratura para se candidatar ao cargo de deputado federal pelo Maranhão, sendo eleito e exercendo seu mandato até 1º de fevereiro de 2011.

Foi diretor da Escola de Direito de Brasília do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), e também-presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), cargo que ocupou de junho de 2011 até março de 2014.

Em 2014, Flávio Dino foi eleito governador do Maranhão no 1º turno, derrotando a oligarquia dos Sarneys. A grande aposta de Flávio Dino no estado é a educação.

Desde 2015, quando assumiu o governo, Flávio Dino decidiu substituir as escolas de taipa, barro e palha por escolas que se encontram pela maioria dos estados brasileiros. Durante esses quatro anos, o governador construiu e reformou mais de 820 Escolas Dignas.

Outro avanço que repercutiu nacionalmente foi o salário dos professores da rede estadual. Atualmente, o governo do Maranhão paga o maior salário do Brasil para professores da rede estadual. Um professor em início de carreira com 40 horas de jornada semanal tem uma remuneração de R$ 5.750,83.

De acordo com um levantamento do G1 – que pertence ao Grupo Globo – divulgado no início deste ano, Flávio Dino foi o gestor que mais cumpriu promessas feitas na campanha eleitoral de 2014.